Stats (Abreviação de Statistic, ou Estatísticas em português) são atributos que definem certos aspectos de uma batalha. Por exemplo, Blissey tem a maior quantidade de vida, enquanto que o Mewtwo é o segundo pokémon com o maior poder ofensivo. Mas como é determinado tudo isso? Venha ver!
No Pokémon GO, as principais stats são:
- PS (HP): Define a quantidade de vida que um pokémon tem;
- Ataque: Define o poder ofensivo do pokémon;
- Defesa: Define o poder defensivo do pokémon;
Cada espécie de Pokémon possuem um valor base para cada um destes stats. No caso do Pokémon Go, os stats são calculados a partir dos jogos da série principal, sendo que os pokémon de Kanto e Johto usam os jogos da geração VI (X, Y OmegaRuby e AlphaSapphire) e os restantes, com base nos jogos da geração VII (Sun e Moon).
Apesar de não ser necessário saber porque cada Pokémon tem um valor fixo nos atributos bases (portanto, se quiser pular esta parte, sinta-se a vontade), a conversão das bases entre os jogos principais e o GO são feitas com as seguintes fórmulas:
Para os Pontos de Saúde:
PSGo ≈ 50 + 1.75 * PSPrincipal
Onde:
- PSGo: é os PS base no Pokémon GO;
- PSPrincipal: PS base na série principal;
Para o ataque e a defesa, é necessário calcular primeiro o Multiplicador de velocidade, que tenta mapear a velocidade (Speed) dos jogos principais para o GO, que não existe tal stats. A formula para o modificador é:
SPDMult = 1 + (VEL - 75)/500
Onde:
- SPDMult: é os multiplicador de velocidade;
- VEL: Velocidade base na série principal;
Uma vez calculado, podemos prosseguir com o cálculo do Ataque e da Defesa
ATQGo ≈ [ 1/4 * Min(ATQPrincipal, ATQSP) + 7/4 * Max(ATQPrincipal, ATQSP) ] * SPDMult
Onde:
- ATQGo: é o Ataque base do Pokémon GO;
- ATQPrincipal: É o ataque base no jogo principal;
- ATQSP: É o ataque especial base no jogo principal;
DEFGo ≈ [ 3/4 * Min(DEFPrincipal, DEFSP) + 5/4 * Max(DEFPrincipal, DEFSP) ] * SPDMult
Onde:
- DEFGo : é a defesa base do Pokémon GO;
- DEFPrincipal: É a defesa base no jogo principal;
- DEFSP: É a defesa especial base no jogo principal;
Para fins de balanceamento, pokémon que atingem CP maior que 4000, possuem uma penalidade de x0,91 em todos os bases stats. Entretanto, isso não é aplicável aos megas.
IV (Individual Values)
IV são valores que modificam os stats básicos, que vão de 0 a 15 para cada stat., onde quanto maior o valor, maior vai ser o stats final.
Os IVs são definido randomicamente, entretanto, existem casos no qual um valor mínimo são estabelecidos. Por exemplo, Pokémon obtidos em missões, raides, ovos e trocas sortudas tem garantido que os 3 IVs sejam pelo menos 10. Pokémons selvagens ou capturados pela Equipe GO Rocket tem IV definidos normalmente. Você pode conferir os valores dos IV na opção "Avaliar" no menu de stats do pokémon.
Existem alguns casos em que o IV pode mudar: um pokémon que for purificado receberá +2 de IV em cada Stat (limitado a 15) . Trocar de Pokémon faz com que os IV dos pokémon sejam redefinidos totalmente, mas de acordo com o nível de amizade dos treinadores, um valor mínimo é garantido, que são:
- Sem nível de Amizade: 0;
- Bela Amizade: 1;
- Grande Amizade: 2
- Ultra-Amizade: 3
- Amizade sem igual: 5
Um termo comum usado pela comunidade é falar em porcentagem o IV do pokémon. Quando alguém diz que o pokémon é 100%, significa que todos os IV são 15. Um pokémon com 98% de IV, tem dois IV com 15 e um com 14. Basicamente é a porcentagem da soma dos IV com 45 (maior soma possível),
Nível
Nível do Pokémon também influencia o cálculo dos stats final e o mesmo pode ser aumentado no botão "Fortalecer" contanto que tenha Poeiras Estelares e Doces suficientes.
Cada aumento realizado aumenta 0,5 nível e é limitado pelo nível de treinador, sendo o nível máximo do pokémon dois acima do treinador. Com isso, o seu pokémon pode atingir o nível 40 quando o treinador tiver alcançado o nível 38. Quando o seu nível de treinador atingir o nível 40, será liberado os doces GG para os seus pokémon, que podem ocorrer aleatoriamente em qualquer situação em que você ganha doces normais e também tem a oportunidade de transformar 100 doces normais em 1 doce GG.
Você pode ter ideia do nível do seu pokémon através do arco na tela do pokémon, onde haverá um ponto. Quanto mais para o final do arco, mais alto o nível, levando em conta que o nível do pokémon não pode ultrapassar a dois níveis a mais do que a do treinador, sendo que existem algumas excessões quanto aos jogadores iniciantes, mas quando ocorre, o pokémon não pode ser fortalecido até que o treinador tenha nível suficiente. Depois do treinador atingir o nível 40, os pokémon podem ser fortalecido até o nível 50 sem a restrição de nível de treinador.
O arco atrás do pokémon indica o nível dele e o
quanto que falta para o limite atual (nível do treinador)
Pokémon podem ganhar um nível extra temporariamente com o sistema de companheiros, tendo um pokémon com nível máximo de companheiro e ativo, isso significa que um treinador nível 40 pode ter um pokémon no nível 41 com um companheiro no nível máximo. (ver sistema de companheiros).
Cálculo dos Stats atual
O cálculo do Stat segue a seguinte fórmula:
Stat = (base + IV) * CPMult
onde:
- Stat: é o Stat que estamos calculando;
- base: é o valor base do stat do pokémon;
- IV: é o valor do IV para o stat que estamos calculando;
- CPMult: é o multiplicador definido pelo nível do Pokémon, que segue a seguinte tabela:
Level | CP multiplier | Level | CP multiplier | |
---|---|---|---|---|
1 | 0.094 | 25.5 | 0.6745818959 | |
1.5 | 0.1351374318 | 26 | 0.6811649 | |
2 | 0.16639787 | 26.5 | 0.6876849038 | |
2.5 | 0.192650919 | 27 | 0.69414365 | |
3 | 0.21573247 | 27.5 | 0.70054287 | |
3.5 | 0.2365726613 | 28 | 0.7068842 | |
4 | 0.25572005 | 28.5 | 0.7131691091 | |
4.5 | 0.2735303812 | 29 | 0.7193991 | |
5 | 0.29024988 | 29.5 | 0.7255756136 | |
5.5 | 0.3060573775 | 30 | 0.7317 | |
6 | 0.3210876 | 30.5 | 0.7347410093 | |
6.5 | 0.3354450362 | 31 | 0.7377695 | |
7 | 0.34921268 | 31.5 | 0.7407855938 | |
7.5 | 0.3624577511 | 32 | 0.74378943 | |
8 | 0.3752356 | 32.5 | 0.7467812109 | |
8.5 | 0.387592416 | 33 | 0.74976104 | |
9 | 0.39956728 | 33.5 | 0.7527290867 | |
9.5 | 0.4111935514 | 34 | 0.7556855 | |
10 | 0.4225 | 34.5 | 0.7586303683 | |
10.5 | 0.4329264091 | 35 | 0.76156384 | |
11 | 0.44310755 | 35.5 | 0.7644860647 | |
11.5 | 0.4530599591 | 36 | 0.76739717 | |
12 | 0.4627984 | 36.5 | 0.7702972656 | |
12.5 | 0.472336093 | 37 | 0.7731865 | |
13 | 0.48168495 | 37.5 | 0.7760649616 | |
13.5 | 0.4908558003 | 38 | 0.77893275 | |
14 | 0.49985844 | 38.5 | 0.7817900548 | |
14.5 | 0.508701765 | 39 | 0.784637 | |
15 | 0.51739395 | 39.5 | 0.7874736075 | |
15.5 | 0.5259425113 | 40 | 0.7903 | |
16 | 0.5343543 | 40.5 | 0.792803968 | |
16.5 | 0.5426357375 | 41 | 0.79530001 | |
17 | 0.5507927 | 41.5 | 0.797800015 | |
17.5 | 0.5588305862 | 42 | 0.8003 | |
18 | 0.5667545 | 42.5 | 0.802799995 | |
18.5 | 0.5745691333 | 43 | 0.8053 | |
19 | 0.5822789 | 43.5 | 0.8078 | |
19.5 | 0.5898879072 | 44 | 0.81029999 | |
20 | 0.5974 | 44.5 | 0.812799985 | |
20.5 | 0.6048236651 | 45 | 0.81529999 | |
21 | 0.6121573 | 45.5 | 0.81779999 | |
21.5 | 0.6194041216 | 46 | 0.82029999 | |
22 | 0.6265671 | 46.5 | 0.82279999 | |
22.5 | 0.6336491432 | 47 | 0.82529999 | |
23 | 0.64065295 | 47.5 | 0.82779999 | |
23.5 | 0. 6475809666 | 48 | 0.83029999 | |
24 | 0. 65443563 | 48.5 | 0.83279999 | |
24.5 | 0.6612192524 | 49 | 0.83529999 | |
25 | 0.667934 | 49.5 | 0.83779999 | |
50 | 0.84029999 |
Cálculo do PC (CP)
O PC (CP) é um valor baseado no valor dos três stats acima e serve principalmente para ter uma medida de capacidade de batalha de um pokémon. O PC é calculado com a seguinte fórmula:
PC = (√HP * ATQ * √DEF ) / 10
onde:
- PC: é os pontos de combate resultante;
- HP: Stat do HP do Pokémon;
- ATQ: Stat de ataque do pokémon
- DEF: Stat de defesa do pokémon;
Caso o PC seja menor que 10, o PC será arredondado para 10.
Pokémon Sombrosos
O primeiro envolve os pokémon sombrosos (Shadow Pokémon), onde os mesmos tem o ataque multiplicado em x6/5 ,mas a defesa diminuído em x5/6.
Entretanto, essa modificação não afeta o PC do pokémon sombroso.
Modificadores em batalha
Em batalhas contra treinadores, alguns ataques podem alterar os stats de Ataque e/ou Defesa durante a batalha.
Essas modificações é controlado em estágios, onde um status podem ser diminuídos em até 4 estágios ou aumentado em 4 estágios. Os modificadores dos estágios multiplicam o valor da Defesa/Ataque em:
- -4: x4/8
- -3: x4/7
- -2: x4/6
- -1: x4/5
- 0: x4/4
- +1: x5/4
- +2:x6/4
- +3:x7/4
- +4:x8/4
Acredito que é isso quanto sobre os stats básico do pokémon.
Atualizado dia 17/12/2020 devido às mudanças da atualização "Go Beyond"
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