quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Pokémon Go: Stats dos Pokémon

 Stats (Abreviação de Statistic, ou Estatísticas em português) são atributos que definem certos aspectos de uma batalha. Por exemplo, Blissey tem a maior quantidade de vida, enquanto que o Mewtwo é o segundo pokémon com o maior poder ofensivo. Mas como é determinado tudo isso? Venha ver!



No Pokémon GO, as principais stats são:

  • PS (HP): Define a quantidade de vida que um pokémon tem;
  • Ataque: Define o poder ofensivo do pokémon;
  • Defesa: Define o poder defensivo do pokémon;
Cada espécie de Pokémon possuem um valor base para cada um destes stats. No caso do Pokémon Go, os stats são calculados a partir dos jogos da série principal, sendo que os pokémon de Kanto e Johto usam os jogos da geração VI (X, Y OmegaRuby e AlphaSapphire) e os restantes, com base nos jogos da geração VII (Sun e Moon). 

Apesar de não ser necessário saber porque cada Pokémon tem um valor fixo nos atributos bases (portanto, se quiser pular esta parte, sinta-se a vontade), a conversão das bases entre os jogos principais e o GO são feitas com as seguintes fórmulas:

Para os Pontos de Saúde:
PSGo ≈ 50 + 1.75 * PSPrincipal
Onde:
  • PSGo: é os PS base no Pokémon GO;
  • PSPrincipal: PS base na série principal;
Para o ataque e a defesa, é necessário calcular primeiro o Multiplicador de velocidade, que tenta mapear a velocidade (Speed) dos jogos principais para o GO, que não existe tal stats. A formula para o modificador é:

SPDMult = 1 + (VEL - 75)/500
Onde:
  • SPDMult: é os multiplicador de velocidade;
  • VEL: Velocidade base na série principal;
Uma vez calculado, podemos prosseguir com o cálculo do Ataque e da Defesa

ATQGo ≈  [ 1/4 * Min(ATQPrincipal, ATQSP) + 7/4 * Max(ATQPrincipal, ATQSP) ] * SPDMult

Onde:
  • ATQGo: é o Ataque base do Pokémon GO;
  • ATQPrincipal: É o ataque base no jogo principal;
  • ATQSP: É o ataque especial base no jogo principal;

DEFGo ≈  [ 3/4 * Min(DEFPrincipal, DEFSP) + 5/4 * Max(DEFPrincipal, DEFSP) ] * SPDMult

Onde:
  • DEFGo : é a defesa base do Pokémon GO;
  • DEFPrincipal: É a defesa base no jogo principal;
  • DEFSP: É a defesa especial base no jogo principal;
Para fins de balanceamento, pokémon que atingem CP maior que 4000, possuem uma penalidade de x0,91 em todos os bases stats. Entretanto, isso não é aplicável aos megas.

IV (Individual Values)

IV são valores que modificam os stats básicos, que vão de 0 a 15 para cada stat., onde quanto maior o valor, maior vai ser o stats final. 

Os IVs são definido randomicamente, entretanto, existem casos no qual um valor mínimo são estabelecidos. Por exemplo, Pokémon obtidos em missões, raides, ovos e trocas sortudas tem garantido que os 3 IVs sejam pelo menos 10. Pokémons selvagens ou capturados pela Equipe GO Rocket tem IV definidos normalmente. Você pode conferir os valores dos IV na opção "Avaliar" no menu de stats do pokémon. 


Spark avalia os IV do Zekrom
Spark avalia os IV do Zekrom

Existem alguns casos em que o IV pode mudar: um pokémon que for purificado receberá +2 de IV em cada Stat (limitado a 15) . Trocar de Pokémon faz com que os IV dos pokémon sejam redefinidos totalmente, mas de acordo com o nível de amizade dos treinadores, um valor mínimo é garantido, que são:
  • Sem nível de Amizade: 0;
  • Bela Amizade: 1;
  • Grande Amizade: 2
  • Ultra-Amizade: 3
  • Amizade sem igual: 5
Um termo comum usado pela comunidade é falar em porcentagem o IV do pokémon. Quando alguém diz que o pokémon é 100%, significa que todos os IV são 15. Um pokémon com 98% de IV, tem dois IV com 15 e um com 14. Basicamente é a porcentagem da soma dos IV com 45 (maior soma possível), 

Nível

Nível do Pokémon também influencia o cálculo dos stats final e o mesmo pode ser aumentado no botão "Fortalecer" contanto que tenha Poeiras Estelares e Doces suficientes.

Cada aumento realizado aumenta 0,5 nível e é limitado pelo nível de treinador, sendo o nível máximo do pokémon dois acima do treinador. Com isso, o seu pokémon pode atingir o nível 40 quando o treinador tiver alcançado o nível 38. Quando o seu nível de treinador atingir o nível 40, será liberado os doces GG para os seus pokémon, que podem ocorrer aleatoriamente em qualquer situação em que você ganha doces normais e também tem a oportunidade de transformar 100 doces normais em 1 doce GG.

Você pode ter ideia do nível do seu pokémon através do arco na tela do pokémon, onde haverá um ponto. Quanto mais para o final do arco, mais alto o nível, levando em conta que o nível do pokémon não pode ultrapassar a dois níveis a mais do que a do treinador, sendo que existem algumas excessões quanto aos jogadores iniciantes, mas quando ocorre, o pokémon não pode ser fortalecido até que o treinador tenha nível suficiente. Depois do treinador atingir o nível 40, os pokémon podem ser fortalecido até o nível 50 sem a restrição de nível de treinador.

O arco atrás do pokémon indica o nível dele e o 
quanto que falta para o limite atual (nível do treinador)


Pokémon podem ganhar um nível extra temporariamente com o sistema de companheiros, tendo um pokémon com nível máximo de companheiro e ativo, isso significa que um treinador nível 40 pode ter um pokémon no nível 41 com um companheiro no nível máximo.  (ver sistema de companheiros).

Cálculo dos Stats atual

O cálculo do Stat segue a seguinte fórmula:

Stat = (base + IV) * CPMult

onde:
  • Stat: é o Stat que estamos calculando;
  • base: é o valor base do stat do pokémon;
  • IV: é o valor do IV para o stat que estamos calculando;
  • CPMult: é o  multiplicador definido pelo nível do Pokémon, que segue a seguinte tabela:

LevelCP multiplier LevelCP multiplier
10.094 25.50.6745818959
1.50.1351374318 260.6811649
20.16639787 26.50.6876849038
2.50.192650919 270.69414365
30.21573247 27.50.70054287
3.50.2365726613 280.7068842
40.25572005 28.50.7131691091
4.50.2735303812 290.7193991
50.29024988 29.50.7255756136
5.50.3060573775 300.7317
60.3210876 30.50.7347410093
6.50.3354450362 310.7377695
70.34921268 31.50.7407855938
7.50.3624577511 320.74378943
80.3752356 32.50.7467812109
8.50.387592416 330.74976104
90.39956728 33.50.7527290867
9.50.4111935514 340.7556855
100.4225 34.50.7586303683
10.50.4329264091 350.76156384
110.44310755 35.50.7644860647
11.50.4530599591 360.76739717
120.4627984 36.50.7702972656
12.50.472336093 370.7731865
130.48168495 37.50.7760649616
13.50.4908558003 380.77893275
140.49985844 38.50.7817900548
14.50.508701765 390.784637
150.51739395 39.50.7874736075
15.50.5259425113 400.7903
160.5343543 40.50.792803968
16.50.5426357375 410.79530001
170.5507927 41.50.797800015
17.50.5588305862 420.8003
180.5667545 42.50.802799995
18.50.5745691333 430.8053
190.5822789 43.50.8078
19.50.5898879072 440.81029999
200.5974 44.50.812799985
20.50.6048236651 450.81529999
210.6121573 45.50.81779999
21.50.6194041216 460.82029999
220.6265671 46.50.82279999
22.50.6336491432 470.82529999
230.64065295  47.50.82779999
23.50. 6475809666 480.83029999
240. 65443563 48.50.83279999
24.5 0.6612192524 490.83529999
250.667934 49.50.83779999
   500.84029999

Cálculo do PC (CP)

O PC (CP) é um valor baseado no valor dos três stats acima e serve principalmente para ter uma medida de capacidade de batalha de um pokémon. O PC é calculado com a seguinte fórmula:

PC = (√HP * ATQ * √DEF ) / 10

onde:
  • PC: é os pontos de combate resultante;
  • HP: Stat do HP do Pokémon;
  • ATQ: Stat de ataque do pokémon
  • DEF: Stat de defesa do pokémon;
Caso o PC seja menor que 10, o PC será arredondado para 10. 

Pokémon Sombrosos

O primeiro envolve os pokémon sombrosos (Shadow Pokémon), onde os mesmos tem o ataque multiplicado em x6/,mas a defesa diminuído em x5/6.
Entretanto, essa modificação não afeta o PC do pokémon sombroso.

Modificadores em batalha

Em batalhas contra treinadores, alguns ataques podem alterar os stats de Ataque e/ou Defesa  durante a batalha. 

O golpe Corpo-a-corpo é poderoso, mas diminui a defesa do pokémon que o usa

Essas modificações é controlado em estágios, onde um status podem ser diminuídos em até 4 estágios ou aumentado em 4 estágios. Os modificadores dos estágios multiplicam o valor da Defesa/Ataque em:
  • -4:  x4/
  • -3x4/7
  • -2x4/6
  • -1x4/5
  • 0x4/4
  • +1x5/4
  • +2:x6/4
  • +3:x7/4
  • +4:x8/4

Acredito que é isso quanto sobre os stats básico do pokémon.

Atualizado dia 17/12/2020 devido às mudanças da atualização "Go Beyond"

Nenhum comentário:

Postar um comentário