Com os eventos dos Tesouros das Ruínas ocorrendo, as raids são um ponto focal. Não somente este evento, como também temos os eventos das raids 7 estrelas, além de outras raides menores que podem ocorrer em qualquer lugar. Então, vamos entender como funciona a mecânica completa
Cristais de Tera Raid
Tera raids podem ser localizados no mapa procurando pelos cristais. No mundo, cristais de raid podem ser localizados por um pilar de luz, que some ao interagir pela primeira vez. Uma vez interagido, também renderá alguns LP, dependendo do nível da raid. Após a vitória, o cristal desaparecerá.
O nível também determina a quantidade de IV que estarão no máximo, que sempre será o nível-1. Ex: uma raid nível 3 terá um pokémon com IV 31 em dois status. Uma raid nível 7, que aparece somente como eventos, terá sempre IVs no máximo em todos os status. Os níveis vão subindo conforme a história vai progredindo, liberando os níveis 5 após completar a Área Zero e após vencer algumas batalhas no nível 5, os níveis 6 começarão aparecer.
A cor do cristal indica também o tipo do Pokémon que será enfrentado, e ao ser capturado, será o mesmo tera-tipo dele. A excessão são os cristais nível 6 e 7, que serão sempre pretos independente do tipo.
Os cristais serão atualizados sempre a meia-noite do sistema, de forma aleatória. Entretanto, raids de nível 6 existirá somente um por mapa (Paldea, Kitakami e Blueberry Academy). Nível 7 também seguirá as regras do 6, mas como são eventos especiais, poderá ter regras específicas de eventos.
Ao interagir com o cristal, a tela para se preparar para a raid será mostrada. Mostrará a sombra do Pokémon que será enfrentada e o tera-tipo dele. Na primeira tela, ele dará a opção de participar em grupo multiplayer, solo (com NPC te ajudando) e trocar o Pokémon que você usará.
A Batalha
As regras do raid é o seguinte: zerar o HP do pokémon que estamos enfrentando antes que o tempo acabe. O tempo pode variar de acordo com a raid, variando entre 5 e 7,5 minutos. Um aviso será exibido quando chegar a 10% do tempo e a raid será encerrada quando zerar, com o pokémon adversário expulsando todos. Caso o pokémon de algum jogador for nocauteado, uma penalidade de 30 segundos será aplicada no tempo e o jogador ficará 5 segundos sem poder agir, adicionando mais 5 para cada vez que ser nocauteado.
As batalhas ocorrem com 4 treinadores simultaneamente de forma concorrente (cada jogador segue independente do outro). Efeitos e status podem ser compartilhados, como por exemplo, se um colocar Reflect, todos estarão protegidos pela técnica. Outro exemplo, é que se um paralizar o pokémon da raid, ele pode ficará paralizado com qualquer jogador. Os treinadores também pode usar técnicas de suporte entre si, como Helping Hands, Heal Pulse, etc.
Entretanto, existem momentos chaves que o Pokémon da Raid agirá fora dos quatros golpes. Ele poderá utilizar algum golpe adicional, atacar duas vezes, roubar uma tera-carga, resetar os status negativos dele mesmo, resetar os status positivos dos desafiantes, juntamente suprimindo as habilidades por um turno e o mais importante: criar uma barreira.
A Barreira diminui os ataques dos treinadores e os mesmos precisarão teracristalizar os próprios para dar mais danos. Pokémon não teracristalizado causarão x0,2 de dano, os teracristalizados, mas que não são golpes super-efetivos causarão x0,35 e os super-efetivos causarão x0,75 de dano. Para teracristalizar seus pokémon, a cada dano que causar diretamente lhe dará 1 tera-carga, juntando 3 tera-cargas permitirá teracristalizar seu pokémon.
Outra ação que é permitido ao jogador é a torcida (Cheer), que vem em três opções:
- Go all out!: Aumenta x1,5 o ataque e ataque especial dos aliados;
- Hang tough!: Aumenta x1,5 a defesa e defesa especial dos aliados;
- Heal up!: Cura o HP variando entre 20% a 100% dos pokémon, também remove qualquer condição que o pokémon tenha (confusão, envenenado,etc);
Os modificadores de ataque e de defesa são independente dos pokémon e não são removidos no reset ou pokémon sendo nocauteados.
Ao vencer o pokémon, ele poderá ser capturado independente da pokébola e não falha nunca.
Dicas
- Tera-raid é uma teste de resistência, invista seu pokémon com golpes que restauram HP (ex. Drain Punch, Parabolic Charge) ou itens como Shell Bell.
- Somente mudanças de stats são afetados pelo reset do pokémon da raid. Focus Energy que aumenta a chance de crítico, por exemplo, continuam funcionando. O mesmo para contador do Rage Punch, Metronome, etc. Use-o para a tua vantagem.
- Você também pode zoar a habilidade do pokémon da raid, usando Skill Swap ou Gastro Acid. Se a habilidade está dificultando, tire-a do jogo;
- Os buffs de torcidas são permanentes. Use-os assim que puder;
- Não teracristalize se vai ser nocauteado. Você não poderá teracristalizar novamente;
- Ao escolher o pokémon que vai enfrentar o adversário, considere os ataques dele, não o tera-tipo que vai enfrentar. É muito comum ter um adversário com um teratipo que induz ao um pokémon fraco contra os golpes adversário (ex. Um pokémon com ataques psíquicos em um raid de tera Normal, que induzirá a usar um lutador);
Nenhum comentário:
Postar um comentário