quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Pokémon Scarlet/Violet: Shiny Hunting com Masuda Method - Guia Prático para Shiny Hunting


Na publicação passada falei sobre Shiny Hunting com Massive Outbreak (MO). Hoje falarei sobre o Masuda Method. O método tem este nome porque ele foi publicado pelo co-fundador da Game Freak, Junichi Masuda, no seu blog. Foi criado para incentivar as trocas internacionais, no qual era novidade na época, pois pela primeira vez, os jogos de diversas regiões do mundo real podiam se comunicar. Ele é bem simples de praticar, mas trabalhoso comparado ao MO, mas tem suas vantagens também. Tudo que precisaremos são ovos! Então vamos nessa!

Ache os pais dos filhos

Primeira coisa, obviamente, é determinar o pokémon alvo da vez e ter capturado um exemplar para ser um dos pais. E obviamente, precisamos de um par, para este pokémon. Não vou entrar nos detalhes neste guia sobre como funciona as procriações, a única coisa que importa aqui é que os pais devem ser de idiomas diferentes. Você pode verificar no Summary do Pokémon e até mesmo na box, que haverá uma sigla como FRE, GER, etc. 

Se não houver, o pokémon é do idioma do teu jogo. O importante é que um dos pokémon tenha uma sigla diferente do outro. 

Hora do Picnic

Temos nossos pais, então deixe ele na nossa equipe e vamos fazer um picnic, mas salve o jogo antes (e desabilite o Auto-save), porque aqui vai ser o nosso ponto de reset caso não dê certo. O sanduíche que queremos é o Egg Power, para acelerar a geração de ovos. Para receita de Egg Power Lv3, temos os seguintes:

  • Sweet Herba Mystica + Sweet Herba Mystica + Basil
  • Sweet Herba Mystica + Salty Herba Mystica + Red Onion
  • Sweet Herba Mystica + Salty Herba Mystica + Lettuce
  • Sweet Herba Mystica + Bitter Herba Mystica + Proscuitto
  • Sweet Herba Mystica + Bitter Herba Mystica + Ham
  • Sweet Herba Mystica + Bitter Herba Mystica + Tofu
  • Sweet Herba Mystica + Bitter Herba Mystica + Onion
  • Entretanto, se não achar que vale duas Herba Mystica (eu particularmente não acho que vale), das receitas prontas tem algumas receitas do próprio jogo que possui o efeito Lv2. Fez a receita? Agora é esperar o casal safadinho colocar os ovos no cestos. Isso mesmo, espere até ter uma grande quantidade de ovos. 

    Hora da Incubação

    Aqui vem o maior trabalho, fazer esses ovos chocar. Para facilitar o nosso trabalho, coloque os pais no box e tenha um pokémon com a habilidade Flame Body (Volcarona, Magmar, etc), Magma Armor (Slugma, Magcargo e Camerupt) ou Steam Engine (Rolycoly e evoluções) na equipe, esta habilidade reduz o tempo de incubação.  (Saudades Hatching Power das gerações anteriores)


    Agora, junte o máximo de ovos que pode carregar, monte seu Koraidon/Miraidon e corra o mais rápido possível sem parar. Em alguns instantes, os ovos chocarão. Vai repetindo isso até todos os ovos chocarem.

    Acabou os ovos e não veio nenhum? Se você salvou o jogo onde eu pedi para salvar, você pode resetar e fazer tudo de novo. Isso também te poupa o trabalho de ter que liberar cada pokémon um a um. Se conseguiu um shiny, parabéns!

    Masuda x Massive Outbreak

    O Método Masuda com certeza não é mais eficiente que o MO, isso se dá porque em um MO, você vai estar verificando dezenas de pokémon por minuto, enquanto que no Masuda, só de ter que chocar apenas 5 ovos por vez, em um tempo que dura mais que um minuto, já mostra a ineficiência do método. Entretanto, o Método Masuda te dará mais controle sobre as características competitivas (o que tem se tornado menos relevantes nos últimos jogos), então, pode ter suas vantagens.  Também vale lembrar que nem todos os pokémon tem MO, e dependendo da raridade, o Masuda pode ser melhor para fazer eles brilharem!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário