Assim como qualquer jogo de Pokémon, ou melhor, qualquer RPG, temos alguma mecânica de danos utilizados em combate. Hoje detalharei a mecânica de dano do Pokémon GO para facilitar o desenvolvimento de estratégias do mesmo.
A Fórmula
A fórmula de dano é a seguinte:
Dano = [0,5 * PoderDoAtaque * (Ataque / Defesa) * Modificadores] + 1
Onde:
- PoderDoAtaque: é o poder do Ataque que seu pokémon irá executar. Pode ser visualizado na tela dos stats. do pokémon, ao lado do nome. Este valor pode variar de acordo com o tipo de batalha;
- Ataque: é o valor de Ataque do seu pokémon, Ver o artigo Stats dos Pokémon para mais detalhes sobre este e Defesa.
- Defesa: é o valor de Defesa do pokémon que vocês está atacando.
- Modificadores :são os outros fatores que alteram o poder do ataque, como fraquezas, resistências, clima, etc.
Modificadores
Pokémon Go possuem 7 modificadores que influenciam o dano final do seu ataque, que funcionam seguindo a fórmula:
Modificadores = Tipo * STAB * Clima * Amizade * Esquiva * Mega * Treinador * Carregado
onde:
- Tipo: é o bônus/penalidade de acordo com o tipo do seu ataque em relação ao tipo do Pokémon. Ver Tipos de Pokémon/Ataque para maior detalhes. Os valores para este modificador são o seguinte:
- Fraqueza Dupla: valor de 2.56
- Fraqueza Simples: valor de 1.6
- Neutro: valor de 1
- Resistência Simples: valor de 0.625
- Resistência Dupla: valor de 0.390625
- Resistência Tripla: valor de 0.244140625
- STAB: sigla para Same Type Attack Bonus (Bônus de Ataque do mesmo Tipo), se o tipo do ataque é o mesmo de um dos tipos de seu pokémon, este modificador fica 1,2, senão, mantém em 1;
- Clima: Para batalhas que não sejam de treinadores, este modificador fica 1.2 se o clima favorece o tipo deste ataque, caso contrário, ele mantém em 1. Ver clima para mais detalhes;
- Amizade: O valor depende se existe um amigo batalhando em conjunto em Raides/Ginásios. Os valores são os seguintes:
- Sem nível de Amizade: 1;
- Bela Amizade: 1,03;
- Grande Amizade: 1,05
- Ultra-Amizade: 1,07
- Amizade sem igual: 1,1
- Esquiva: Para batalhas que não sejam de treinadores, este modifica fica em 0.25 se o pokémon defensor conseguiu se esquivar de um ataque;
- Mega: Para batalhas que não sejam de treinadores e caso tenha um pokémon mega-evoluído em campo, o usuário e seus aliados ganham o seguintes valores: 1.3 para os ataques que sejam do mesmo tipo do pokémon Mega e 1.1 para os outros ataques. Caso contrário, mantenha em 1;
- Treinador: Caso seja uma batalha de treinador, para todos os ataques, este modificador fica em 1.3. Caso contrário, fica em 1;
- Carregado: este modificador é ataques carregado em batalhas de treinadores. O valor é definido sorteando um valor de acordo com o desempenho do minijogo do ataque que pode ser:
- Se Excelente: 1;
- Se Ótimo: entre 0,75 inclusivo e 1 exclusivo;
- Se Bom: entre 0,5 inclusivo e 0,75 exclusivo;
- Para restante, entre 0,25 inclusivo e 0,5 exclusivo;
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