As tipagens sempre estiveram presentes na série Pokémon. Desde o primeiro jogo, e sempre foi evidenciado no anime como quando o Ash aprende que inseto perde para pokémon voador porque pássaros comem insetos, ou os ataques elétricos não funcionando contra o Onix do Brock. Pokémon Go também não é diferente, então vamos entender como funciona a mecânica das tipagens deste jogo.
No Pokémon Go, a tipagem funciona igual aos da série original. Cada pokémon tem um ou dois tipos e cada ataque dele também é classificado com um elemento, que são:
Aço | Elétrico | Fogo | Lutador | Planta | Terrestre |
Água | Fada | Gelo | Normal | Psíquico | Venenoso |
Dragão | Fantasma | Inseto | Pedra | Sombrio | Voador |
Tipos e Danos
Como dito, antes, cada ataque do pokémon é associado com um tipo e quando um pokémon ataca, o tipo do ataque é comparado com o(s) tipo(s) do pokémon que está recebendo o ataque, que pode ser super-efetivo, neutro, não efetivo ou imune. Para cada golpe super efetivo, o ataque é multiplicado por 1.6, enquanto para não efetivo, é divido por 1.6. Quanto aos imunes, diferente dos jogos principais em que anularia todo o ataque, no Pokémon Go divide por 1.6 duas vezes, ou seja, o valor é dividido por 3,2. Quando o pokémon tem dois tipos, a comparação do tipo do ataque é comparado com os dois tipos, e são acumulativos. A tabela abaixo mostra as relações de fraquezas e resistências, onde na primeira coluna temos os tipos de golpe e na primeira linha, o tipo defensor:
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+ | - | - | = | = | = | - | + | + | = | = | - | + | = | = | = | = | = | |
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+ | = | = | = | - | -- | = | + | - | = | + | + | = | - | + | = | - | - | |
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Por exemplo, o Moltres tem o tipo Fogo e Voador. Um ataque de pedra é super-efetivo tanto para o tipo Fogo, quanto para voador, então dizemos que tem fraqueza dupla e portanto, o nosso ataque vai causar x3,2 mais dano (x1,6 para cada fraqueza). Se nós atacássemos com um ataque do tipo água, seria uma fraqueza simples, dado que fogo é fraco contra água, mas voador não é. Por outro lado, se nós atacar com um ataque do tipo Lutador, Moltres resistiria, porque Voadores possuem resistências contra os tipos lutadores e logo nosso dano seria dividido em 1,6. Mais crítico ainda seria se nós atacássemos com um ataque terrestre, no qual os tipos voadores são imunes, e logo, o dano seria dividido em 3,2.
Outros exemplos interessantes é o Gengar (Fantasma/Venenoso), que um ataque do tipo lutador recebe resistência tripla (divide 3,2 pelo fantasma ser imune ao lutador e divide mais 1,6 pela resistência que os venenosos tem sobre os tipos lutadores. Outro é Sableye (Fantasma/Sombrio) em que um ataque do tipo fantasma é neutro porque embora ataques do tipo fantasma é super efetivo contra um pokémon fantasma, o tipo sombrio resiste.
Como os elementos afetam a estratégia
Isso vai depender da finalidade da sua equipe. Uma equipe especifica para um chefe de reide vai focar nas fraquezas do chefe, tanto que diversos chefes de nível 4 podem ser explorados porque possuem fraquezas duplas, como Tyranitar (fraqueza dupla contra lutadores). A diversidade na equipe acaba ficando pela resistência aos ataques do chefe, pois não adianta ter a melhor equipe de ataque, mas que é derrotado com poucos golpes do adversário.
Membros da Equipe Go Rocket costumam focar em um tipo, mas podem diversificar com o segundo tipo dos pokémon, portanto não pode baixar a guarda quanto as resistências, mas podemos focar um tipo para o ataque. (quando estiver disponível, pode ver a página da Equipe Go Rocket). Já os líderes costumam ter uma equipe temática, e por isso, muda com a temporada.
Ginásios permitem ver os pokémon defensores antecipadamente e planejar uma estratégia rápida para cada um deles.
O maior desafio mesmo é o PVP, onde não sabemos a estratégia do adversário e a tipagem é crucial para abrir vantagem.
Então é isso, nos vemos no próximo tutorial.
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